Os Nossos Objetivos
Our Aims
Os Nossos Objetivos
Face aos desafios e às necessidades, o agrupamento definiu 3 eixos de intervenção:
1. Práticas educativas - a dinamização de ambientes de aprendizagem e modalidades de trabalho pedagógico inovadores e significativos que favoreçam a motivação e o envolvimento ativo dos alunos e a implementação de práticas pedagógicas e estratégias formativas que propiciam a participação destes no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, conducentes ao desenvolvimento das competências previstas no PASEO e à melhoria da qualidade das aprendizagens.
2. O desenvolvimento pessoal e a educação para a cidadania ativa - a implementação de programas e estratégias de educação que favoreçam o desenvolvimento de competências socioemocionais, assim como o desenvolvimento de projetos colaborativos e de aprendizagem vivencial, interturmas e interescolas, a nível local, nacional e internacional, para envolver os alunos na construção de um ambiente escolar saudável e promover situações de aprendizagem potenciadoras de uma educação emocional, atitude cívica individual, participação e responsabilidade social, cidadania democrática e intercultural.
3. A capacitação dos intervenientes na ação educativa – melhoria dos conhecimentos e competências do pessoal docente, não docente e técnicos especializados no âmbito da educação inclusiva, em metodologias que promovam a articulação intra/inter/transdisciplinar e o trabalho colaborativo por forma a possibilitar a implementação de projetos de intervenção curricular e de apoio educativo concretos e conferir maior sustentabilidade aos projetos em curso, que asseguram uma visão articulada e integradora das diferentes áreas de conhecimento e delineados para as necessidades específicas dos alunos (DAC, STEM, CLIL, programas de desenvolvimento de competências socioemocionais, projetos eTwinning, entre outros).
Esta intervenção, apoiada pela mobilidade e cooperação europeias, beneficia os aprendentes, pois a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências por parte do staff educativo e a partilha de experiências, metodologias e estratégias de trabalho trarão maior confiança à implementação de uma ação educativa mais inclusiva e inovadora e de projetos numa perspetiva multilingual, multicultural e de aproximação à dimensão europeia, o que beneficiará o desenvolvimento organizacional e a sua internacionalização. E de forma mais direta, aos alunos oferece contextos motivantes, reais e alargados de aprendizagem, oportunidades de desenvolver a competência comunicativa e de melhorar a competência linguística em línguas estrangeiras, preparando-os para a vivência num mundo multilingue e globalizado.
Assim, o nosso Plano Erasmus assenta em 3 objetivos específicos:
1. Aumentar em 5%, em cada um dos anos do projeto, o n.º de docentes que integra, de forma sistemática, práticas inclusivas e inovadoras nas dinâmicas de ensino-aprendizagem-avaliação.
2. Envolver pelo menos 5 % de alunos em mobilidades e/ou projetos de aprendizagem colaborativa, locais, nacionais ou internacionais, com enfoque na cidadania ativa, até ao final de vigência do Plano.
3. Envolver pelo menos 15% do número de pessoal educativo em atividades de mobilidade no espaço europeu e de internacionalização, durante o período de vigência do Plano Erasmus+.
Our Aims
Given the challenges and needs, our school cluster defined three areas of intervention:
1. Educational practices - the development of innovative and meaningful learning environments and pedagogical approaches that foster student motivation and active engagement, and the implementation of pedagogical practices and training strategies that encourage student participation in the teaching-learning-assessment process, leading to the development of the skills outlined in the PASEO (document that defines the expected profile of students at the end of compulsory education - 12th grade) and improving the quality of learning.
2. Personal development and education for active citizenship - the implementation of educational programs and strategies that favor the development of social and emotional skills, as well as the development of collaborative projects and experiential learning, between classes and school levels, at local, national and international levels, to involve students in the construction of a healthy school environment and promote learning situations that enhance emotional education, individual and civic attitude, participation and social responsibility, democratic and intercultural citizenship.
3. Training of those involved in educational activities – improving the knowledge and skills of teaching, non-teaching and specialized technical staff in the field of inclusive education, in methodologies that promote intra/inter/transdisciplinary coordination and collaborative work in order to enable the implementation of specific curricular intervention and educational support projects and to provide greater sustainability to ongoing projects, which ensure an articulated and joint vision of the different areas of knowledge and designed for the specific needs of students (Curricular Articulation Projects, STEM, CLIL, social and emotional skills development programs, eTwinning projects, among others).
This intervention, supported by European mobility and cooperation, benefits learners, as the acquisition of knowledge and skills development by educational staff and the sharing of experiences, methodologies, and work strategies will instill greater confidence in the implementation of more inclusive and innovative educational initiatives and projects with a multilingual, multicultural, and European-focused perspective, which will benefit organizational development and internationalization. More directly, it offers students motivating, real, and broad learning contexts, opportunities to develop communicative competence and improve linguistic competence in foreign languages, preparing them for life in a multilingual and globalized world.
Thus, our Erasmus Plan is based on three specific objectives:
1. To increase by 5%, in each year of the project, the number of teachers who systematically integrate inclusive and innovative practices into their teaching, learning, and assessment processes.
2. To involve at least 5% of students in mobility and/or collaborative learning projects, whether local, national, or international, with a focus on active citizenship, by the end of the Plan's lifespan.
3. To involve at least 15% of educational staff in mobility activities within the European area and internationalization activities during the Erasmus+ Plan's lifespan.